Pinterest R3D Engenharia

Porta de madeira com antichamas

porta corta fogo de madeira

Enclausuramento de ambientes

Enclausurar é a ação de colocar em clausura, confinar, aprisionar ou encerrar. Na arquitetura e engenharia civil são medidas para que um ambiente esteja isolado para a não propagação de sons e de chamas de um incêndio.

Portas de madeira e a resistência ao fogo

As portas de madeira são utilizadas praticamente em todos os empreendimentos imobiliários: residenciais, comerciais e industriais.

O material das portas comumente utilizadas nos últimos anos são de baixa qualidade quando se determina a resistência ao fogo. Normalmente os Bombeiros sugerem que a madeira seja maciça, para se ter certo tempo de resistência ao fogo.

O custo para aquisição ou troca para uma porta maciça pode se tornar uma grande preocupação para arquitetos, projetistas e engenheiros de segurança contra fogo. Mas uma recente alternativa para as edificações, é a utilização de tinta intumescentes ou tintas antichamas aplicadas em portas de madeira de qualidade inferior. A economia pode chegar a 80% em comparação com a aquisição de portas de madeira maciça.

Adequação às Normas

As exigências de enclausuramento com portas resistentes ao fogo por parte do Corpo de Bombeiros de SP, por exemplo, determinam o seguinte no item 7.1.3.1.2 da IT 43:

  • enclausurar com portas resistente ao fogo PRF P-30 as portas das unidades autônomas que tem acesso ao hall ou corredor de circulação, que por sua vez, acessa a escada;

As portas de madeira PRF P-30 estão em conformidade com a NBR 15281 e NBR 15930. Apresentam um sistema de isolamento e vedação que fazem estas portas suportarem altas temperaturas e vedam totalmente a passagem de fogo e gases tóxicos.

Alternativa às portas de madeira PRF P-30

Aplicação de antichamas

Uma alternativa economicamente viável às portas de madeira resistentes ao fogo (PRF P-30) é a aplicação de produto antichamas (intumescente) em portas de madeira como compensado (Plywood), OSB (aglomerado) e outras madeiras comuns.
Esta alternativa de aplicação de antichamas em portas de madeira de qualidade inferior é nova no Brasil, mas já é muito utilizada na Europa e EUA.

A R3D Engenharia é referência nacional na aplicação de antichamas e oferece o tratamento com produto antichamas para portas de madeira que originalmente não oferecem a proteção de altas temperaturas. Com a aplicação, garante-se o tempo de resistência ao fogo, permitindo o enclausuramento conforme as Normas do Corpo de Bombeiros. Ideal para a aquisição do CMAR para o AVCB do Corpo de Bombeiros.

Conheça também

R3D Engenharia - antichamas
R3D Engenharia
central@r3dengenharia.com.br
(11) 5621-7373
Siga-nos nas redes:
Aplicadora Antichamas
LinkedIn R3D Antichamas
Twitter Empresa Antichamas